Pressão arterial & Síndrome Cardiorrenal

Pressão Arterial

A pressão arterial (PA) é aferida de maneira não invasiva com auxílio de esfignomanômetro oscilométrico ou com o Doppler vascular. Trata-se de uma aferição indolor e relativamente rápida sendo realizada com o paciente em decúbito lateral ou esternal. É importante manter o paciente calmo durante a mensuração e repetir este procedimento algumas vezes, para que seja calculada uma média da medição (ou aferição).
A mensuração da PA aponta se o animal é normotenso, hipertenso ou hipotenso, auxiliando o diagnóstico e tratamento de doenças sistêmicas como doenças cardíacas, renais, hormonais, obesidade, etc. Uma vez diagnosticado, o acompanhamento da pressão arterial em pacientes cardíacos e renais é de suma importância, e presente na nossa rotina, uma vez que auxilia a elucidar o estágio/avanço da doença e orienta o tratamento.

Síndrome Cardiorrenal

A Síndrome Cardiorrenal (SCR) define-se como uma condição fisiopatológica com coexistência de disfunção cardíaca e de disfunção renal, na qual a falência aguda ou crônica de um dos órgãos precipita a falência aguda ou crônica do outro. As mensurações séricas de uréia e creatinina são as mais requisitadas na rotina clínica, no intuito de sinalizar uma doença renal. No entanto, não permitem um diagnóstico precoce, o que dificulta e atrasa uma intervenção terapêutica correta, sendo o mais indicado a complementação da investigação com a requisição da mensuração da relação proteína creatinina urinária que é realizada com a urina do paciente.

A cardiopatia, com suas alterações hemodinâmicas, já causam uma sobrecarga nos rins, além das drogas (remédios) que os pacientes precisam tomar para não sofrerem com os sintomas e complicações, como é o edema pulmonar. Por isso é mais indicado o uso de algumas drogas (em conjunto) na prescrição em doses baixas, do que apenas uma ou duas drogas com doses altas! Cada caso é um caso, e a terapêutica é bem individual. Mas os rins precisam ser reavaliados em conjunto com o coração periodicamente. Justificando a importância dos retornos para as consultas.

Sobre a Clincardio
Redes Sociais
Contatos
21 99975-6577
21 3349-6577
21 3328-1138

Barra Mall
Av das Americas, 7.700, loja 121
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
CEP 22.793-081